NOTÍCIAS

Conheça a história do CFC JAT.

CFC JAT: Há mais de 20 anos atendendo Erechim e região: Os desafios da gestão e os resultados obtidos na implantação do Módulo BI do Software GestorCFC.

 O JAT – Centro de Formação de Condutores foi fundado em 1997 e, desde então, seus diretores se preocupam em oferecer alta qualidade e um atendimento todo especial para a população da região onde a empresa atua. Em março de 2008, o CFC JAT mudou-se para sua sede própria com moderna e adequada estrutura de atendimento. Atualmente a empresa atende cerca de 3.600 alunos por ano e atua na formação e capacitação de condutores na categoria A com três motos, na categoria B com seis veículos novos equipados com direção hidráulica e ar condicionado, além da categoria D com um micro ônibus. O CFC JAT também conta com um simulador de direção e, para uma gestão totalmente integrada e eficiente, utiliza o software GestorCFC com o Módulo Inteligência do Negócio – BI.

OS DESAFIOS: Como identificar e mensurar os resultados da empresa sem uma ferramenta adequada.

Suélen de Oliveira Flores, Diretora Geral do CFC JAT, conta-nos que antes da implantação do Módulo Inteligência do Negócio (BI) do software GestorCFC, o levantamento e análise de indicadores de desempenho era feito através de controles manuais e planilhas do Excel. A utilização do Módulo BI otimizou o tempo, forneceu maior visibilidade e clareza nas informações e, principalmente, tornou mais fácil o cruzamento de dados de diferentes indicadores, possibilitando a tomada de decisões mais precisas, com redução de riscos. 

Antes de implantar o Módulo BI do GestorCFC, o desejo de Suélen era "Ter, em apenas uma ferramenta, todas as informações necessárias para gerir a empresa, tanto financeiras, processuais, de clientes, pessoas, aprendizado e crescimento. Somente desta forma, seria possível implantar, desenvolver, controlar e avaliar a qualidade das atividades. Precisávamos ter clareza nas informações, confiança nos dados e utilizar os mesmos para melhorar a tomada de decisões gerenciais.”
– conta-nos a diretora geral do CFC JAT. 

O PERCURSO: Que outros produtos, serviços ou soluções foram considerados antes do Módulo BI?

Antes da implantação do Módulo BI do GestorCFC, a empresa contava com um sistema de gerenciamento básico, mais para controles financeiros. Após a implantação e operacionalização do sistema, Suélen percebeu claramente a evolução e o upgrade nos controles, nos processos e no gerenciamento geral do CFC JAT. A diretora geral do CFC JAT relata ainda: “A opção pelo Módulo BI do GestorCFC se deu pela melhor relação Custo x Beneficio e, também, por ser um software totalmente direcionado ao setor de autoescolas.” Outro aspecto que influenciou na escolha de Suélen foi o fato da equipe GestorCFC ser aberta a sugestões e sempre buscar atender as necessidades específicas da sua autoescola. 

A DESCOBERTA: Suélen conta-nos como descobriu as vantagens do Módulo BI do GestorCFC.

” A equipe GestorCFC já sabia do meu interesse pela área da qualidade e, na ocasião da implantação do sistema aqui no CFC JAT, ofereceu os serviços constantes no Módulo BI. A divulgação dos módulos do GestorCFC por telefone, em eventos e no site também foram de suma importância para ajudar nesta decisão.”

A SOLUÇÃO: Como o Módulo BI do GestorCFC solucionou os desafios do CFC JAT.

“Através da integração dos dados, da otimização do tempo, da visualização dos indicadores em uma tela com sinalização de desempenhos, da geração de gráficos e de relatórios em apenas um clique, do controle destes dados e da utilização dos mesmos nas tomadas de decisão estratégicas.” 

E destaca ainda quais são as ferramentas do Módulo BI que mais utiliza no CFC JAT atualmente:

“ Basicamente utilizamos todas as ferramentas do Módulo BI do GestorCFC, especialmente os indicadores, o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), o controle de Custos e de Clientes. Depois que nos familiarizamos com o Módulo BI, ficou difícil saber como gerenciávamos a empresa sem esta ferramenta antes!”

Com implementação ágil e rápida, em apenas um dia o CFC JAT começa a sentir os benefícios do uso do Módulo BI do sistema GestorCFC a diretora geral do CFC JAT relata como foi a agilidade no processo de implementação do Módulo BI na empresa:

"A implantação do módulo aconteceu em apenas um dia. Após solicitado, houve a liberação por acesso remoto e nos foram passadas informações relevantes por telefone. Também assistimos a uma demonstração detalhada do modulo pela equipe de suporte da SBsistemas.” O processo de implementação do Módulo BI aconteceu de forma simples e rápida, sem que houvessem períodos de interrupção ou parada do sistema GestorCFC que estava em uso na empresa. Em no máximo dois meses, Suélen nos conta que 100% do Módulo BI já estava sendo plenamente utilizado na empresa, que passou a usufruir de todos os seus benefícios sem nenhuma dúvida ou dificuldade.“

O RESULTADO: As mudanças que o Módulo BI do software GestorCFC proporcionou para o CFC JAT.

" Só podemos controlar aquilo que medimos ou mensuramos, por isso os Indicadores são ferramentas de gestão importantes e imprescindíveis na gestão empresarial. As decisões estratégicas quanto a investimentos, redução de custos, pessoas e processos precisam estar embasadas em dados que vão além da intuição do gestor. Os Indicadores nos mostram onde devemos agir a curto, médio e longo prazo. Em momentos de crise, como esta que estamos enfrentando, os Indicadores foram e são fundamentais para a perenidade da empresa. Sem eles estaríamos em um barco à deriva.” 

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Mais controle, segurança e agilidade na gestão do CFC JAT.

“Antes da implantação do Módulo BI, levávamos de dois a três dias para a tabulação dos dados e mais algumas horas de trabalho para análise dos resultados mensais. Atualmente, conseguimos realizar todo este processo em apenas duas ou três horas e, o mais importante: o acesso as informações se dá em poucos segundos e a segurança no armazenamento de dados é 100% mais eficaz. A visibilidade das informações e a saúde financeira da empresa são comprovações de que o Módulo BI é extremamente relevante na gestão empresarial do CFC JAT.” – Suélen de Oliveira Flores - Diretora Geral do CFC JAT .

 

 

Voltar