NOTÍCIAS

CFC JAT: Condutor.

O trânsito é um espaço de convivência social. Com paciência, cortesia e respeito, ele fica muito mais seguro e melhor para todos nós.

Faça sua parte

  • Avançar no sinal vermelho é um risco à vida de todos que estão no carro e também à vida de outros motoristas, passageiros e pedestres.
  • Não estacione nas esquinas, isso impede outros motoristas de enxergar se um veículo vem na perpendicular, podendo causar graves acidentes.
  • No caso de algum problema mecânico ou elétrico, pneu furado ou acidente, deve-se remover o veículo da pista, ligar o pisca-alerta e posicionar o triângulo a uma distância mínima de 30 metros do veículo.
  • Chuva e neblina requerem cuidado redobrado. Nesses casos, é melhor usar os faróis baixos.
  • Antes de pegar a estrada, encha o tanque do veículo para você não precisar parar logo no começo de viagem. Isso também traz mais segurança, pois, com menos espaço vazio no tanque, há menos vapores inflamáveis de combustível e menos riscos.

Quer viver mais?

  • Combater o sono com estimulantes é um atitude perigosa, pois, apesar da falsa sensação de vigor físico, excitação e poder, essas subtâncias provocam agressividade e dificuldade em julgar adequadamente as situações que ocorrem durante o percurso. Além disso, após um longo tempo acordado, o corpo não resiste ao cansaço e, mesmo ao volante, o motorista pode cochilar. O melhor é, de 4 em 4 horas, estacionar em local seguro e descansar.

Um segundo da sua atenção

  • A distância mínima de segurança do veículo que vai à sua frente é pelo menos dois segundos em relação a um ponto de referência na estrada (poste, outdoor). Isso porque, em três quartos de segundo, o ser humano identifica uma ameaça, mas leva pelo menos um segundo para reagir e conseguir que o carro também reaja aos comandos do motorista.
  • Quando ouvir uma ambulância ou outro veículo de emergência se aproximando, procure ir para a direita e diminua a velocidade para que ele possa passar pela esquerda.

Fique atento

  • Trânsito seguro também é uma questão de comunicação entre as pessoas. Por isso, sinalize sempre suas manobras com antecedência.
  • Nunca dirija depois de beber. O álcool reduz sua percepção de velocidade, sua visão lateral e ainda diminui duas chances de sobreviver a um acidente. Depois de beber, fique pelo menos oito horas longe do volante.
  • Além de ser uma infração de trânsito, dirigir e falar ao celular é tão perigoso quanto dirigir embriagado, pois você tem sua visão prejudicada (tecnicamente, se diz que a visão fica afunilada) e acaba tendo que dirigir com uma só mão, o que dificulta qualquer manobra de emergência e diminui o seu grau de atenção e velocidade de resposta.

Seja um condutor prudente, dirija com atenção!

Fonte: Material de divulgação Detran/Rs.

 

Voltar