NOTÍCIAS

CFC JAT: 11 dicas para uma viagem de carro perfeita.‏

Certifique-se de que nada dará errado durante a jornada sobre quatro rodas. De preferência, antes de começa-la. É importante seguir alguns passos , pegar a estrada é sinônimo de liberdade e autonomia, mas pode ser bastante cansativo. Principalmente quando algo dá errado. Confira abaixo 11 dicas para que a viagem de carro seja perfeita:

1. Calcule os gastos com gasolina e pedágio: O site "mapeia.com" pode ser bastante útil para conferir a viabilidade da empreitada. Nele há uma ferramenta que calcula o custo dos pedágios que estão pelo caminho e quanto deverá ser investido em gasolina.

2. Revise o veículo com antecedência: Faróis e freios tem que estar funcinando corretamente. Leve o carro ao mecânico com pelo menos 15 dias de antecedência para ter certeza de que qualquer reparo necessário será realizado a tempo. Cheque níveis de óleo e água, antes de entrar na estrada, calibre todos os pneus, inclusive o estepe.

3. Evite deixar a cidade na hora do rush: Ninguém quer começar uma viagem longa se estressando por conta do trânsito caótico.

4. Não confie cegamente no seu GPS: Ele pode vir a falhar, ditando caminhos perigosos ou sem asfalto, principalmente se estiver desatualizado, leve sempre junto o bom e velho mapa.

5. Viaje com alguém que você goste bastante: A dica vale para qualquer viagem, não há como correr dentro do carro. Aquelas pessoas que ali estão são as únicas com quem você irá conviver pelas próximas horas e em um espaço confinado.

6. Não esqueça o protetor solar: Você não quer ficar com a marca da camiseta no braço, para não esquecer, é só pensar na voz do jornalista Pedro Bial naquela música que circulou nas rádios há alguns anos. "Use filtro solar".

7. Cheque sempre o nível da gasolina: Não espere o marcador de gasolina ficar no vermelho e piscar para lembrar-se da existência dele. Se o tanque estiver com menos de dois terços da capacidade total significa que é hora de abastecer.

8. Prepare as músicas com antecedência: Trocar CDs ou escolher uma música enquanto dirige a 80 km/h não parece a melhor das idéias.

9. Leve comida e bebidas: Levar a própria comida de casa é melhor do que confiar em postos de gasolina suspeitos pelo caminho. Além disso é forma de economizar. Opte por frutas e sanduíches.

10. Seja flexível em relação ao caminho: Talvez tenha algo interessante no trajeto, uma cachoeira, uma antiga estação de trem, não tenha medo de desviar um pouco o caminho para aproveitar mais a viagem.

11. Mantenha as crianças ocupadas: Jogos, músicas, histórias em quadrinhos, brinquedos, podem transformar uma viagem tranquila em meio ao caos total.

Se beber, não dirija!

Boa viagem!

Fonte: Revista Stampha Edição 53 Ano 08/2015.

Voltar